Menu

  • A Região
  • Como Estamos Organizados
  • O Terroir e o Café
  • Origem e Qualidade Garantidas
  • O Selo de Origem e Qualidade | Certificar lote
  • Notícias
  • Contato
  • Rastreie Seu Café

Social

  • Português
  • Inglês



    ©Copyright 2025 Mantiqueira de Minas.
    Todos os direitos reservados

    Desenvolvido por
    Devs UP   Devsup logo white
Logo white
Logo DevsUP
Logo white
  Gerar PDF   Página Anterior

História

Mantiqueira

RANCHO SÃO BENEDITO

            Custódio Theodoro Ribeiro de Carvalho adquiriu a Fazenda do Rosário em 1896. Após seu falecimento, na década de 1950, Mariana de Carvalho Junqueira, sua filha, já então casada com Benedito Musa Junqueira (Didi), herdou a parte, que mais tarde, seria denominada Rancho São Benedito.  

            Junto às terras, Mariana herdou o amor pela cultura do café. Assim, tempos depois da morte de seu marido, seguindo a tradição da família, ampliou a área de cultivo e investiu em equipamentos que proporcionaram aumento da produtividade e melhoria da qualidade dos cafés. A matriarca, hoje com seus 93 anos, ainda demonstra seu interesse pelas lavouras e dedicação ao café, sendo a secagem dos grãos nos pátios de secagem, sua predileção, sempre preocupada com a qualidade da bebida.

            Hoje, na 5ª geração da família dedicando ao café, o Grupo Rancho São Benedito é administrado pelo filho de Mariana, Márcio Heleno de Carvalho Junqueira, que, junto como sua mãe, aumentou a lavoura, conduzindo-a com total dedicação, competência e profissionalismo que os dias atuais exigem.

            O Grupo Rancho São Benedito, compreendido por Rancho São Benedito, Fazenda Santa Mariana, Sítio Bela Vista, Sítio Vista Alegre e Sítio Serra dos Crioulos está situado na região de Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, no município de Dom Viçoso, Sul de Minas Gerais.

            Toda sua área é montanhosa, possui solos muito férteis, clima ameno com estações definidas e volume de chuvas anuais de 1.700 mm.

            As lavouras foram implantadas em áreas de altitude entre 930 e 1.450 m.

            O Grupo Rancho São Benedito dispõe de lavador, descascador, pátios de secagem concretados, terreiros suspensos, secador vertical para o café natural, secador rotativo e tulhas específicas para o café cereja descascado.           

            Conta com vinte e um empregados registrados, número que se multiplica durante a colheita. A propriedade faz limite com as ruas da cidade, onde seus empregados possuem casa própria, recebem assistência médica, desfrutam de área de lazer e possuem acesso às escolas públicas. Todos utilizam os equipamentos de proteção individual quando necessário.

            A colheita é seletiva, e, devido à topografia acidentada, é feita manualmente com a derriça sobre o pano. O café colhido é transportado para o centro de processamento duas a três vezes por dia, onde é lavado e descascado com água potável.

            Em seguida, os grãos cereja são descascados, levados para pátios concretados e terreiros suspensos e distribuídos em camadas finas para que as qualidades da bebida não sejam perdidas. A secagem é feita ao sol e em secadores mecânicos.

            Os cafés de diferentes variedades e talhões são mantidos separadamente. Após atingir a secagem ideal, são levados para tulhas de descanso revestidas de madeira, onde permanecem por alguns dias, sendo depois beneficiados, ensacados e armazenados  para a comercialização.

            Os cafés do Grupo Rancho São Benedito são encorpados e doces, com boa acidez e notas frutadas e florais.

            O Grupo Rancho São Benedito mantém, ainda, uma área de preservação ambiental, onde se encontram espécies vegetais nativas e animais silvestres. São protegidos os cursos de água, matas ciliares e nascentes na propriedade.

           Com o aumento da produção, as fazendas vêm se modernizando, com o desafio de produzir, sempre, cafés de excelente qualidade. O foco na qualidade tem trazido diversos prêmios, colocando entre as fazendas mais premiadas do Brasil.

 

PREMIAÇÕES:

 

BSCA – 25 premiações desde 2002, classificado para o leilão BSCA, sendo 2º colocado por 2 vezes e  finalista por 30 vezes

Fair Trade – 2º lugar Nacional e 2º lugar Regional

Illy Caffè –   2º , 9º e 10º lugar, sendo finalistas por 7 anos consecutivos

ABIC – 3º lugar

EMATER – 2º lugar em 2005 e entre os 10 finalistas em 2006,  2012 e 2019

COCARIVE – 8 premiações entre os 10 primeiros, sendo o 1º colocado em 2012

Mantiqueira de Minas – 4 premiações entre os 10 primeiros

Florada Premiada – entre os 22 finalistas

Programa AAA Sustentabilidade – 2015, 2016, 2017

Campeão Estadual de Minas Gerais 2011 Illy Caffè

Produtor Destaque de Minas Gerais 2017

            A fazenda manteve a criação de cavalo da raça Mangalarga Marchador, uma paixão que passou do pai para os filhos.

            Hoje o Grupo investe, também, no turismo rural e de negócios.

            Um passeio que encanta com suas belezas naturais e conhecimento sobre cafés especiais, no mirante a 1.304m de altitude, com uma vista de rara beleza,  para as montanhas da Mantiqueira, lavouras de café e a pequena e tranquila Dom Viçoso, guiado em uma experiência única pela “Em Cantos do Café Especial”.

            Recebemos com frequência turistas internacionais que se encantam com o nosso patrimônio natural e se surpreendem com a qualidade da bebida dos nossos cafés..