História

RANCHO SÃO BENEDITO
Custódio Theodoro Ribeiro de Carvalho adquiriu a Fazenda do Rosário em 1896. Após seu falecimento, na década de 1950, Mariana de Carvalho Junqueira, sua filha, já então casada com Benedito Musa Junqueira (Didi), herdou a parte, que mais tarde, seria denominada Rancho São Benedito.
Junto às terras, Mariana herdou o amor pela cultura do café. Assim, tempos depois da morte de seu marido, seguindo a tradição da família, ampliou a área de cultivo e investiu em equipamentos que proporcionaram aumento da produtividade e melhoria da qualidade dos cafés. A matriarca, hoje com seus 93 anos, ainda demonstra seu interesse pelas lavouras e dedicação ao café, sendo a secagem dos grãos nos pátios de secagem, sua predileção, sempre preocupada com a qualidade da bebida.
Hoje, na 5ª geração da família dedicando ao café, o Grupo Rancho São Benedito é administrado pelo filho de Mariana, Márcio Heleno de Carvalho Junqueira, que, junto como sua mãe, aumentou a lavoura, conduzindo-a com total dedicação, competência e profissionalismo que os dias atuais exigem.
O Grupo Rancho São Benedito, compreendido por Rancho São Benedito, Fazenda Santa Mariana, Sítio Bela Vista, Sítio Vista Alegre e Sítio Serra dos Crioulos está situado na região de Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, no município de Dom Viçoso, Sul de Minas Gerais.
Toda sua área é montanhosa, possui solos muito férteis, clima ameno com estações definidas e volume de chuvas anuais de 1.700 mm.
As lavouras foram implantadas em áreas de altitude entre 930 e 1.450 m.
O Grupo Rancho São Benedito dispõe de lavador, descascador, pátios de secagem concretados, terreiros suspensos, secador vertical para o café natural, secador rotativo e tulhas específicas para o café cereja descascado.
Conta com vinte e um empregados registrados, número que se multiplica durante a colheita. A propriedade faz limite com as ruas da cidade, onde seus empregados possuem casa própria, recebem assistência médica, desfrutam de área de lazer e possuem acesso às escolas públicas. Todos utilizam os equipamentos de proteção individual quando necessário.
A colheita é seletiva, e, devido à topografia acidentada, é feita manualmente com a derriça sobre o pano. O café colhido é transportado para o centro de processamento duas a três vezes por dia, onde é lavado e descascado com água potável.
Em seguida, os grãos cereja são descascados, levados para pátios concretados e terreiros suspensos e distribuídos em camadas finas para que as qualidades da bebida não sejam perdidas. A secagem é feita ao sol e em secadores mecânicos.
Os cafés de diferentes variedades e talhões são mantidos separadamente. Após atingir a secagem ideal, são levados para tulhas de descanso revestidas de madeira, onde permanecem por alguns dias, sendo depois beneficiados, ensacados e armazenados para a comercialização.
Os cafés do Grupo Rancho São Benedito são encorpados e doces, com boa acidez e notas frutadas e florais.
O Grupo Rancho São Benedito mantém, ainda, uma área de preservação ambiental, onde se encontram espécies vegetais nativas e animais silvestres. São protegidos os cursos de água, matas ciliares e nascentes na propriedade.
Com o aumento da produção, as fazendas vêm se modernizando, com o desafio de produzir, sempre, cafés de excelente qualidade. O foco na qualidade tem trazido diversos prêmios, colocando entre as fazendas mais premiadas do Brasil.
PREMIAÇÕES:
BSCA – 25 premiações desde 2002, classificado para o leilão BSCA, sendo 2º colocado por 2 vezes e finalista por 30 vezes
Fair Trade – 2º lugar Nacional e 2º lugar Regional
Illy Caffè – 2º , 9º e 10º lugar, sendo finalistas por 7 anos consecutivos
ABIC – 3º lugar
EMATER – 2º lugar em 2005 e entre os 10 finalistas em 2006, 2012 e 2019
COCARIVE – 8 premiações entre os 10 primeiros, sendo o 1º colocado em 2012
Mantiqueira de Minas – 4 premiações entre os 10 primeiros
Florada Premiada – entre os 22 finalistas
Programa AAA Sustentabilidade – 2015, 2016, 2017
Campeão Estadual de Minas Gerais 2011 Illy Caffè
Produtor Destaque de Minas Gerais 2017
A fazenda manteve a criação de cavalo da raça Mangalarga Marchador, uma paixão que passou do pai para os filhos.
Hoje o Grupo investe, também, no turismo rural e de negócios.
Um passeio que encanta com suas belezas naturais e conhecimento sobre cafés especiais, no mirante a 1.304m de altitude, com uma vista de rara beleza, para as montanhas da Mantiqueira, lavouras de café e a pequena e tranquila Dom Viçoso, guiado em uma experiência única pela “Em Cantos do Café Especial”.
Recebemos com frequência turistas internacionais que se encantam com o nosso patrimônio natural e se surpreendem com a qualidade da bebida dos nossos cafés..
Social
©Copyright 2025 Mantiqueira de Minas.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por
Devs UP